14.7.10

Carreira


Vocês conhecem Dr. Willian Douglas ? Você pode saber um pouco sobre ele clicando aqui.
Aposto que todo concurseiro sonha ser como ele ! O que posso dizer é que esse juiz/professor/escritor e um dos maiores experts em concursos públicos.
Obras:
  • 2008 - Os 10 mandamentos para uma vida melhor - ISBN: 9788560303694
  • 2008 - Como falar bem em público - ISBN: 9788500020384
  • 2008 - Criando Campeões - ISBN: 9788560303885
  • 2009 - A receita de Jesus para uma vida mais feliz - ISBN: 9788578600105
  ( Infelizmente não tenho. Nenhum. Então vamos colocar na listinha de 'livros que preciso comprar' )   Pesquisando na internet encontrei uma entrevista feita com ele no site Teenager. Vou postar alguns trechos, mas para ler na íntegra visite o site : http://www.teenageronline.com.br/ver_orientador.asp?cod=3  
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ORIENTADOR - Frente a essas transformações que ocorrem no mundo do trabalho, que orientações você poderia dar para um jovem em início de carreira? Como enfrentar os desafios de uma profissão?
WD:: Por incrível que possa parecer para alguns, os desafios e o mundo do trabalho podem ser novos, mas os caminhos continuam os mesmos: estudo, dedicação, fé, entusiasmo e, em especial, ética. Tanto quanto possível, o ideal é o jovem buscar as atividades para as quais é vocacionado e, igualmente, aprender a lidar com as novas ferramentas tecnológicas.

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ORIENTADOR - Você acredita em "perfil de sucesso"? WD:: Sim, acredito. Mas, para mim, esse perfil é composto de uma pessoa com um sonho e com orientação moral e técnica sobre como realiza-lo. Embora o talento contribua, acredito que o esforço e a educação podem levar qualquer um a uma condição de prosperidade e satisfação pessoal.


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ORIENTADOR - - O senhor é conhecido como o "Papa dos Concursos Públicos", inclusive com obras dedicadas a esse tema. Que dicas o senhor daria aos alunos que estão iniciando a sua preparação para os vestibulares? WD:: Existem várias, mas eu começaria dizendo que alguns cuidados irão abrir para eles as portas das melhores universidades: não só estudar mas também treinar muito a realização de questões e simulados, estabelecer um equilíbrio responsável entre lazer e, claro, que é hora de dedicação e muito estudo. Por fim, ver as provas como oportunidades e não como um problema. A prova não é um "monstro" mas sim a porta para aquilo que o vestibulando deseja: ser um universitário.

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ORIENTADOR - Quais as formas positivas da família colaborar na escolha segura de uma profissão ou carreira por parte dos jovens?´ WD:: Apoio, orientação e liberdade de escolha. A carreira é do jovem... e não de seus pais. Um outro desafio, considerável, é equilibrar a cobrança de resultados, organização e estudo (a boa e velha disciplina) com compreensão e apoio emocional. O jovem precisa saber que é amado independentemente dos resultados, e que os resultados fazem parte do seu ingresso na vida adulta e no mercado de trabalho.

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ORIENTADOR - Tendo como base a sua experiência, o que você diria, em uma frase, para estudantes e educadores sobre a exploração do potencial de conhecimento humano? WD:: Citando frases conhecidas, diria que a genialidade é 1% de inspiração e 99% de transpiração e que sorte é quando a oportunidade encontra uma pessoa preparada. Se você se preparar... as oportunidades aparecem.
 

No site 'Vem concursos' (www.vemconcursos.com) é possivel encontrar outra entrevista, muito interessante ! Veja alguns trechos:   VEM: O senhor considera possível a qualquer um passar nos concursos mais concorridos ou entende que há pessoas que, realmente, por motivos diversos (fraca formação, dificuldade de memorização etc.), deveriam dedicar seus esforços a algum outro objetivo?   Eu acredito que existem tarefas, atividades ou objetivos para os quais é preciso um pendor especial. Mesmo que eu queira, jamais serei um Romário ou um Guga. Ser como eles não é para quem quer, mas para quem pode. Eles aliam o esforço duro a uma capacidade inata e especial. Mas, tenho certeza, concurso não é para quem pode, mas para quem quer. As habilidades especiais requeridas para se ter sucesso em um concurso não são inalcançáveis, nem dependem de uma habilidade inata. Passar em concurso depende de força de vontade, do uso das técnicas de organização e do estudo para fazer provas, somados ao tempo suficiente de aprendizagem (maturação). Claro que alguém com boa formação, dinheiro suficiente para cursos e livros, facilidade de aprender, tempo para estudar etc. terá mais facilidade. Ocorre que aquele que não tiver nada disso e estiver suficientemente disposto a chegar lá vai conseguir, mais cedo ou mais tarde. Conheço muita gente com tudo a favor, e que desistiu, e muita gente com tudo contra, e que teve sucesso. Os concursos se repetem todo o ano, e estarão sempre à espera daqueles que, quaisquer que sejam as dificuldades, tiverem força de vontade e técnica para alcançarem seus objetivos.   VEM: Recebemos diversos e-mails solicitando uma sugestão de programa de estudo diário. Quantas horas diárias de estudo o senhor recomendaria para um concursando que trabalha 8 h, todos os dias da semana?   Lamentavelmente, não existe uma fórmula para isto. O importante, de fato, sequer é o número de horas de estudo. O que vale mesmo é a qualidade do estudo, nas horas em que se estuda. Outro ponto importante é que a pessoa deve estudar o máximo de horas que puder, desde que mantida uma qualidade de vida que a permita suportar o estudo durante longos períodos, isto é, até que passe na prova em que estiver interessada. Assim, o sono, o lazer, o exercício físico, tudo isto não pode ser eliminado. Apenas dosado. Dessa forma, é preciso que a pessoa organize seu dia, aproveite as horas inúteis etc. O assunto é realmente importante, e dediquei a ele dois capítulos do livro. Vale a pena buscar o equilíbrio para estudar o máximo possível, com a maior qualidade possível, tanto no estudo quanto na vida pessoal. Uma pessoa equilibrada e que divide bem o tempo de lazer e estudo é alguém, não só mais feliz, mas também um estudante mais eficiente. Gosto de brincar que a pessoa deve levar uma vida de modo que, se morrer no dia seguinte ao de sua aprovação, possa dizer que se esforçou ao máximo para ter sucesso (e conseguiu), mas que vai para a próxima vida com a tranqüilidade de quem, apesar disso, curtiu as pessoas que ama, fez coisas que gostava etc. Às vezes, é difícil para quem está no meio dessa maratona de estudar para um concurso se a perceber disto, mas é uma verdade inexorável.     VEM: Qual o limite de tempo durante o qual o cérebro humano suporta permanecer em concentração contínua? Qual a atividade recomendável nos intervalos de estudo?   Existem várias teorias a respeito. Mas não creio que estejam corretas. Quantas horas o cérebro humano suporta ficar numa praia, tomando água de coco e curtindo a brisa e o sol? O problema é motivação, treinamento e comprometimento com os objetivos. Se a pessoa começar hoje, talvez 20 minutos estudando já a deixem cansada. Contudo, com a prática, o uso de intervalos e o uso das demais técnicas, ela poderá, em algum tempo, estudar das 8 da manhã às 10 da noite, sem dificuldades maiores. Quanto aos intervalos, acho recomendável fazer coisas bem diferentes, até mesmo algum exercício físico. Mas o importante é ser algo agradável. Quando eu estudava para o vestibular, estudava 1 hora e parava 10 minutos. E o que fazia no intervalo? Lia revistas em quadrinhos, pois isto me relaxava. Outros podem ter outros prazeres, o importante é identificar o que mais lhe relaxa.  
Vamos aprender com quem sabe e colocar em prática as lições !
 

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